// Postado Por: Center Tech //: sexta-feira, 21 de março de 2014





















Hajime no Ippo é uma obra de George Morikawa, do ano de 1989, que conta a história de Makunouchi Ippo, um boxeador que descobre o seu talento nesse esporte. Com ele, diversos outros personagens são apresentados e cada um possui suas particularidades. A obra já possui três adaptações em animes, sendo que a última,Rising, está sendo exibida atualmente. Além disso, possui um OVA e um filme. Hajime no Ippo é uma obra tão bem trabalhada que seu um sucesso no Japão se reflete nas constantes adaptações do mangá, que está sendo publicado até hoje.

Mas o que mais povoa a mente de diversos fãs do mangá/anime é: onde aquilo tudo se encaixa no mundo real? Dempsey Roll existe? Os ataques peculiares de Aoki são reais? Quais são as inspirações para alguns dos personagens? Vamos falar disso agora.


Treinamento árduo e superação

Na série atual, Hajime no Ippo: Rising, a história já está bem avançada. Ippo já é campeão, Takamura começa a desvendar o boxe internacional e os outros membros do ginásio Kamogawa avançam em suas conquistas. Assim sendo, várias convenções já estão fixadas neste universo. Porém, o mais interessante é que Morikawa usa diversas coisas do mundo real para pautar o seu universo, principalmente os golpes dos personagens. Basicamente todos os golpes são reais, tirado de boxeadores reais.

Vamos começar com o mais famoso golpe de Ippo, a Dempsey Roll. Ela é tirada do boxeador Jack Dempsey. Americano, Dempsey foi um dos grandes boxeadores da história e manteve o título mundial de pesos-pesados entre 1919 e 1926. Dempsey era ágil e agressivo, com um potente soco de esquerda. Encarava todos os adversários com esse estilo, mesmo sendo alguém maior do que ele. O que lembra o próprio Ippo.

A Dempsey Roll consiste em compactar sua postura e balançar o seu corpo para a direia e esquerda, de forma que os seus braços escapem do campo de visão do adversário, negando a ele a possibilidade de ver de onde está vindo o soco. Jack Dempsey foi o criador, porém de uma forma bastante primitiva. O lutador que usou de uma forma bem mais semelhante a de Ippo foi Mike Tyson. Dá uma olhada nesse vídeo comparativo para se ter uma ideia:


Outro personagem com ataques bem característicos é Masaru Aoki. Ele utiliza de piadas e golpes peculiares para distrair adversários e vencê-los. O mais popular de todos é o Soco do Sapo. Aoki se abaixa após o ataque de um adversário e pula para um gancho no queixo do adversário, enquanto ele está sem defesas. Apesar de ser estranho e difícil de imaginar algo do tipo acontecendo numa luta real. Porém, o pugilista Wajima Koichi, um dos bons boxeadores japoneses e que possuiu títulos da WBC (World Boxing Council) e da WBA (World Boxing Association), usava esse golpe, mesmo sendo de extrema dificuldade, já que o timing tem que ser perfeito para o adversário não escapar. Essa dificuldade técnica sem dúvida nos faz respeitar o Aoki mais ainda por ter sucesso com esse ataque.

Outro ataque interessante é o Soco da Gazela, de Ippo. A técnica consiste em compactar um pouco o seu corpo, formando um ângulo de 90º em relação ao seu braço principal, então você pula pra cima, utilizando o momentum para golpear o seu adversário. O golpe foi utilizado pelo pugilista Floyd Patterson numa luta contra Ingemar Johansson, com quem travou 3 batalhas. O ataque necessita de bom timing e o seu efeito é devastador. Você pode ver esse feito não apenas no anime, na luta entre Ippo e Vorg, mas também aos 52 segundos do vídeo abaixo:       


Em Ippo todos os ataques são reais ou eles são profundamente inspirados em ataques reais. O "The Smash", usado por Takeshi Sendou, foi aplicado por Donovan "Razor" Ruddock para vencer Mike Tyson, por exemplo. É um mundo real que Morikawa nos traz desde 1989 com muita mestria.


Inspiração sem fim

O mundo real inspirou muito na criação de alguns personagens do mangá/anime. Miyata é baseado no pugilista japonês Takahashi Naoto, que é um amigo pessoal de Morikawa. Takeshi Sendou é baseado em Rocky Marciano, um dos maiores boxeadores de todos os tempos. Takamura é uma mistura de Roberto Duran e Antonio Inoki. A inspiração, claro, parte muito do estilo de luta dos personagens. A personalidade é totalmente de autoria de Morikawa.

Assim como o mundo real também é referenciado na obra, apesar de nenhum dos boxeadores da vida real aparecerem no universo de Hajime no Ippo. Porém, a ilusão é de que todo aquele plano de fundo existe. As lutas, obviamente, não são tão semelhantes a uma luta real. Existe pouco clinching, alguns retardamentos e muitas vitórias por nocaute. Mas é algo completamente compreensível, afinal, é uma obra de fantasia. Porém, uma fantasia que pisa completamente na realidade e é modificada mais pelo bem do entretenimento em si.

Hajime no Ippo é uma obra fantástica que explora muito bem o universo esportivo ao qual pertence. Ippo e seus companheiros e adversários constatemente utilizam golpes reais e explicam de forma bem didática muitos dos pormenores do esporte, além de misturar com um ótimo humor e um desenvolvimento de personagens bem interessante. Hajime no Ippo é, sem dúvida alguma, uma das melhores obras de esporte já criada.

Não deixe de assistir a Hajime no Ippo.
























Deixe Um Comentario.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments